Como funcionam os testes Covid-19 Anticorpos IgG/IgM?

O Teste Rápido COVID-19 IgG/IgM é um imunoensaio cromatográfico rápido para a detecção qualitativa dos anticorpos IgG e IgM para a COVID-19 em sangue total, soro ou plasma.

Este é um artigo com foco em conhecimento clínico. Para ler o procedimento completo deste serviço, consulte o POP específico.

É um teste de triagem e auxilia no diagnóstico de infecções agudas e/ou se o indivíduo entrou em contato com o vírus SARS-CoV-2 em algum momento de sua vida. A vantagem do teste de anticorpos é que pode ser utilizada amostra de sangue total com apenas 10 uL, facilitando muito a sua execução.

A amostra é aplicada no cassete e o resultado é observado 10-15 minutos depois, por leitura visual ou de equipamento, nos espaços “controle” e “teste”. A linha controle deve obrigatoriamente aparecer para considerar o teste válido.

Um resultado reagente para IgM significa presença de anticorpos na amostra, que pode estar relacionada a uma infecção aguda e ativa pelo vírus do SARS-CoV-2. Um resultado reagente para IgG significa presença de anticorpos geralmente associados a uma infecção anterior, não necessariamente ativa no momento do exame.

Entretanto, testes rápidos que detectam a presença de IgG e IgM não são os melhores para a fase inicial da doença, ou seja, fase em que o vírus SARS-CoV-2 está ativo. A probabilidade de um resultado falso negativo é alta, pois o organismo demanda pelo menos 8-10 dias para iniciar a produção de anticorpos.