Serviços farmacêuticos aumentam as vendas?

Sim, e isso acontece de duas formas diferentes. Uma delas é pela criação de novas oportunidades de vendas geradas pela prestação de serviços.

Um paciente vai a farmácia para receber um serviço e pode adquirir algum medicamento ou produto destinado a melhorar sua saúde, receitados pelo médico ou para problemas detectados pela própria prestação do serviço. Existem muitas oportunidades de vendas agregadas para uma série de categorias de produtos de prescrição e isentos de receita médica.

Outra forma de aumentar as vendas é pela fidelização do cliente. Todos os meses, são alguns clientes que compram muitos medicamentos e representam uma parte substancial do seu faturamento. São clientes que "garantem a meta" das vendas da farmácia. Trabalhando o acompanhamento e a dispensação programada desses pacientes, além de agregar valor em serviços, você irá garantir que a compra completa do tratamento seja feita em sua farmácia. Considerando a melhoria na adesão ao tratamento, isso pode representar um aumento significativo nas vendas da farmácia.

Salas de atendimento com serviços clínicos representam uma nova oportunidade de negócios para as farmácias de todo o país. A receita desses estabelecimentos pode crescer até 10% no primeiro ano, o equivalente a um mês adicional de faturamento anual da loja. Mas o impacto pode ser muito maior, vemos casos de farmácia que faturaram mais de R$ 500.000,00 /mês apenas com serviços farmacêuticos de alto valor agregado, como testes Covid-19, vacinas e demais exames.

Mais detalhes sobre esse racional do modelo de negócios podem ser aprendidos no artigo: Como a farmácia aumenta seu faturamento com serviços farmacêuticos.