Aplicação e registro de vacina administrada fora do calendário vacinal
Neste artigo, você aprenderá como registrar a aplicação de vacinas fora do calendário vacinal, bem como as regras que devem ser seguidas.
Atenção: A aplicação de vacinas fora do calendário vacinal exige, obrigatoriamente, a apresentação de prescrição emitida por profissional de saúde habilitado, como médico ou farmacêutico com habilitação para vacinação.
1. Ao iniciar o atendimento, selecione a opção "Vacinas". Em seguida, será exibida uma lista com todas as categorias de vacinas disponíveis na plataforma:

2. Ao clicar em "Ir para vacinas" você será direcionado à tela de ''Vacinas'' e poderá navegar entre as opções de ''Faixa Etária'' do paciente:

2.1 A plataforma, deixa selecionado automaticamente a faixa etária de acordo com o cadastro do paciente. Podemos verificar que na ''paciente teste'' ela tem a idade de 33 anos, então a plataforma seleciona a faixa de 20-59 anos.
Porém, para podermos demonstrar essa usabilidade, iremos selecionar uma faixa etária fora do calendário vacinal dessa paciente, que nesse exemplo será ''60+ anos'':
2.2 Selecionando então a faixa desejada, sendo fora da idade deste paciente, a plataforma irá apresentar uma notificação de alerta conforme abaixo:

3. Agora vamos seguir com o atendimento, selecionando então a vacina indicada para este paciente: (Para esse exemplo, iremos usar a ''Vírus Sincicial Respiratório'')

3.1 Ao selecionar a vacina desejada você será direcionado para preencher os campos solicitados:
3.2 Podemos observar que ao preencher os dados solicitados, mais uma vez a plataforma emite um aviso importante conforme abaixo:

3.3 Esse aviso informa sobre a importância da apresentação de uma prescrição para aplicação desta vacina, já que não é uma vacina que está programada dentro do calendário vacinal do paciente.
A RDC Anvisa n° 197/2017 prevê que a administração de vacinas em estabelecimentos privados que não estejam contempladas no Calendário Nacional de Vacinação do SUS somente devem ser realizadas mediante a apresentação de receita médica.
Adicionalmente, com a Resolução CFF n° 16/2024, além da prescrição médica, os farmacêuticos também podem prescrever vacinas.
4. Preenchendo os dados solicitados e clicando em ''Salvar'' ao final da tela, a vacina aplicada será registrada no cadastro do paciente:

A plataforma permite que a prescrição seja anexada ao prontuário do paciente. Basta clicar no ícone "Pasta" abaixo do "Nome completo" do prescritor.
5. Ao registrar a vacina, será possível emitir um documento para entregar ao paciente com os dados do procedimento realizado, procedimento conhecido como ''Declaração de Serviços Farmacêuticos (DSF)'', onde temos um artigo onde explicamos como emiti-lo: https://ajuda.clinicarx.com.br/artigos/como-imprimir-a-dsf-de-um-atendimento
E também é possível realizar a impressão da "Carteira de Vacinação" do paciente, documento no qual irá constar todas as vacinas já aplicadas naquele paciente que foram registradas na Plataforma Clinicarx. O artigo que explica como emitir o documento pode ser consultado no link: https://ajuda.clinicarx.com.br/artigos/imprimir-carteira-de-vacinacao
Dúvidas Frequentes:
Como cadastrar vacinas?
Dentro da funcionalidade "Vacinas", você encontrará todas as vacinas já pré-cadastradas pela Clinicarx para sua comodidade. Elas estão organizadas por categorias, como Influenza (gripe), Hepatite A, Hepatite B, entre outras. Em cada categoria, estão disponíveis apenas produtos com registro válido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Links adicionais: