Como avaliar o Escore de Risco Global (ERG)?
Questionário validado para estratificação do risco individual do paciente apresentar um evento cardiovascular em dez anos.
A identificação de indivíduos pré-dispostos a doenças cardiovasculares é essencial para a prevenção dessa patologia. Com o intuito de prevenção foram criados questionários que geram uma métrica de risco para doenças cardiovasculares (RCV), preconizando uma abordagem precoce dessa população de alto RCV.
O escore de risco global utilizado na plataforma é o de Framingham, que gera uma estimativa para os próximos 10 anos de risco de eventos coronarianos, cerebrovasculares, doença arterial periférica ou insuficiência cardíaca.
O questionário possui uma série de perguntas e segue de acordo com o estabelecido pela Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2019).
- Ao Iniciar um atendimento, em "Início" selecione "Questionários" e clique em "Escore Risco Global (ERG)":

- Você será direcionado à tela de informação da presença de Doença Aterosclerótica significativa ou obstrução ≥ 50% em qualquer território arterial:

- Se a resposta for Sim, o resultado automático é de "Risco Muito Alto":
- Se a resposta for Não, você deve prosseguir com o questionário;
- A próxima questão é relativa a diagnóstico prévio de Diabetes mellitus tipo 1 ou 2. Caso a resposta for "Sim" para diabetes tipo 1 ou 2 e o paciente também apresentar fatores Estratificadores de Risco (ER) ou Doença Aterosclerótica Subclínica (DASC), o resultado automático é de "Risco Alto", e o questionário é finalizado nesta etapa:


- Caso a resposta for "Sim" para diabetes tipo 1 ou 2 e o paciente não apresentar fatores Estratificadores de Risco (ER) ou Doença Aterosclerótica Subclínica (DASC), o resultado automático é de "Risco Intermediário", e o questionário é finalizado nesta etapa;
- Se a resposta para: Paciente com diagnóstico prévio de Diabetes mellitus tipo 1 ou 2, for "Não" e o paciente apresentar fatores de riscos adicionais, o resultado automático é de "Risco Alto" e o questionário é finalizado nesta etapa:


- Se a resposta para: Paciente com diagnóstico prévio de Diabetes mellitus tipo 1 ou 2, for "Não" e o paciente não apresentar fatores de riscos adicionais, o usuário deve prosseguir com o questionário, o qual irá apresentar as seguintes questões:
-
-
Sexo (Informação automática de acordo com o cadastro do paciente);
-
Idade (Informação automática de acordo com o cadastro do paciente);
-
Resultado do HDL-c do(a) paciente:
-
Caso este parâmetro tenha sido incluído na lista de exames realizados o software preencherá o valor automaticamente.
-
-
Valor do Colesterol total (CT) do(a) paciente:
-
Caso este parâmetro tenha sido incluído na lista de exames realizados o software preencherá o valor automaticamente.
-
-
Uso de estatina;
-
Uso de medicamento(s) para hipertensão:
-
Se paciente tiver I10 - Hipertensão primária, na lista de condições clínicas, o software irá atribuir SIM automaticamente
-
-
Pressão arterial sistólica (PAS) do(a) paciente:
-
Caso tenha sido realizado o procedimento de P.A. este valor virá preenchido automaticamente
-
-
É fumante:
-
Se paciente tiver Z72.0 - Uso do tabaco, na lista de condições clínicas, o software irá atribuir SIM automaticamente.
-
-
- O Escore Geral provém da somatória dos pontos obtidos em cada pergunta;
- O Risco é um valor gerado em porcentagem, de acordo com o escore geral.
- Também no resultado gerado, você poderá contar com informações que irão auxiliar no acompanhamento do paciente.
- Interpretação - o que este risco significa.

- Interpretação - o que este risco significa.
- Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2019. Estratificação do risco cardiovascular. DASC: doença aterosclerótica subclínica; DRC: doença renal crônica (taxa de filtração glomerular < 60 ml/mn/m2 ,não dialítica); ER: estratificadores de risco; ERG: escore de risco global.
- Recomendação - o que está recomendado para o paciente em relação aos parâmetros LDL-c e não-HDLc, sem tratamento e/ou em tratamento com hipolipemiante;
-
- Tratamentos recomendados - o que está recomendado pela diretriz para este paciente;
- Orientação ao paciente - orientação sobre o resultado deste procedimento. (Esta orientação aparecerá junto com os resultados na DSF):

- Após clicar em salvar você pode ir até a aba Documentos > Declaração de Serviços Farmacêuticos (DSF) e gerar o documento com todas as informações referentes ao atendimento informando o resultado.
Abaixo veja nosso vídeo com o passo a passo de como registrar o procedimento de Escore de Risco Global na plataforma Clinicarx: