Como criar uma prescrição de vacinas?
Aprenda a prescrever vacinas na Plataforma Clinicarx. O cumprimento adequado dos esquemas vacinais é essencial para controlar surtos e pode até levar à erradicação de doenças.
Para realizar a prescrição farmacêutica de vacinas, é obrigatório o preenchimento prévio de uma anamnese, conforme exigência legal da Resolução CFF nº 16/2024. A seguir, veja o passo a passo para utilizar corretamente essa funcionalidade na plataforma:
- Início do atendimento e registro da anamnese:
- Inicie o atendimento do paciente;
- Acesse a aba "Anamneses" e selecione a opção "Anamnese vacinação/Prescrição de vacina", ou utilize a barra de busca para localizá-la;
- Preencha todas as respostas com base nas informações fornecidas pelo paciente, enquanto ele ainda estiver presente, garantindo a veracidade e integridade dos dados coletados.
- Acesso ao Procedimento de Prescrição Farmacêutica:
- Após registrar a anamnese, retorne à tela inicial do atendimento;
- Acesse a aba "Procedimentos" e selecione "Prescrição Farmacêutica", ou utilize a barra de busca;

- Clique em "Criar nova prescrição" para abrir os campos de preenchimento;
- Selecione o medicamento (vacina) e sua apresentação.

Atenção: Caso a anamnese ainda não tenha sido registrada, a plataforma exibirá uma mensagem de alerta impedindo a continuidade da prescrição. Para prosseguir, clique em "Fazer anamnese". Após o preenchimento, selecione "Voltar para Procedimentos" para retornar à prescrição.
- Preenchimento da prescrição:
- Selecione a forma farmacêutica, via de administração e defina a dose do esquema vacinal a ser prescrito;

- Se a vacina estiver contemplada nos calendários da SBIm ou do PNI para a faixa etária do paciente, a plataforma sugerirá automaticamente um esquema vacinal;
- Os campos são editáveis, permitindo ajustes nos intervalos entre doses conforme as condições clínicas ou recomendações específicas.
- Importante: Sempre valide os intervalos entre as doses sugeridos com base nos calendários da SBIm e/ou do PNI para garantir a prescrição correta.
- A data da dose será, por padrão, a data atual, mas pode ser ajustada para uma data futura, se necessário;
- No campo "Condições especiais do esquema vacinal", insira orientações complementares sobre o esquema vacinal, bem como sobre as condutas recomendadas em caso de eventos supostamente atribuíveis a vacinação;
- Após preencher todos os campos obrigatórios, clique em "Adicionar". Para emitir o documento de prescrição farmacêutica, acesse a aba "Documentos".
- Selecione a forma farmacêutica, via de administração e defina a dose do esquema vacinal a ser prescrito;
- Registro da aplicação da vacina: No canto superior direito da tela, clique em "Registrar vacina" para ser direcionado ao procedimento de registro da aplicação de vacinas.

⚠️ Requisitos para prescrição
Apenas profissionais de saúde com CRF ou CRM registrados no perfil podem prescrever vacinas. No caso dos farmacêuticos, é necessário possuir habilitação para vacinação. Se o usuário não atender a esses requisitos, uma mensagem de alerta será exibida. Para regularizar, atualize seu cadastro ou solicite ao administrador da conta.

Orientações adicionais sobre o formulário de prescrição de vacinas:
- Se for selecionado um produto não recomendado para a faixa etária do paciente, a plataforma exibirá um alerta. O profissional deve avaliar cuidadosamente a segurança antes de prosseguir:

- Para vacinas fora do calendário recomendado, todas as opções de doses serão exibidas. O profissional deve definir o esquema mais adequado com base nas recomendações clínicas:

- Para vacinas de dose única, a plataforma também exibirá todas as opções. O profissional deve selecionar a dose conforme os calendários da SBIm e/ou do PNI:

- Se alguma data de dose não for preenchida, essa dose não será exibida na prescrição. Para que o esquema vacinal apareça completo, é necessário preencher todas as datas previstas:

Dúvidas frequentes:
- Onde encontro o procedimento de prescrição farmacêutica?
O procedimento se encontra no menu de Procedimento da tela inicial do atendimento e também pode ser encontrado pelo buscador da tela de atendimento. - Posso fazer outra anamnese que não a de prescrição de vacinas para liberar a prescrição de vacinas?
Não, é obrigatório que a anamnese registrada seja a "Anamnese vacinação/Prescrição de vacina" qualquer outra anamnese que for feita não irá fazer a liberação dos medicamentos tipo vacinas. - Onde encontro a "Anamnese vacinação/Prescrição de vacina"?
A anamnese de prescrição já está disponível no menu de anamneses e também pode ser encontrada pelo buscador da tela de atendimento. Caso você não tenha feito o registro da anamnese previamente, a plataforma irá te enviar até lá, basta clicar em no botão "Fazer anamnese" que será exibido em tela. - Preciso registrar a anamnese de prescrição uma vez para cada medicamento que irei prescrever?
Não, basta registrar a anamnese de prescrição de vacinas uma vez para que você possa prescrever quantas vacinas forem necessárias dentro do mesmo atendimento. - Quem pode prescrever vacinas?
Somente usuários profissionais de saúde habilitados, que possuam CRF ou CRM cadastrado na plataforma.