Pular para o conteúdo
Português - Brasil
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como registrar um exame e emitir o laudo ao paciente?

Você precisa realizar um exame? Deseja emitir o laudo? Este é o tutorial passo a passo para o registro deexames de análises clínicas na plataforma e emissão do laudo ao paciente.

Passo a passo:

  • Localize o paciente e inicie o atendimento;
  • Selecione "Exames Rápidos" como etapa do serviço a ser realizado;
  • Em seguida clique na categoria de exame desejada ou acesse o botão ''Iniciar um Exame Rápido'': 


  • Informe o número de registro (MS) do exame:

  • Agora informe o Número do lote do teste que utilizará para a realização do exame e clique em ''Validar'': 

Importante: Se ao tentar validar, o lote informado não for encontrado ou estiver em analise, solicite ao Administrador da sua conta para que cadastre o lote e solicite validação junto à Clinicarx.

  • Responda todas as perguntas de segurança pré-analíticas de acordo com a condição do paciente;

Para exames quantitativos, será exibido uma pergunta, questionando se o equipamento de leitura do resultado do exame apresentou resultado inválido. 

Caso não tenha apresentado, responda "Não", e os campos para preenchimento do resultado serão exibidos, caso contrário responda "Sim" e salve o procedimento.

Captura de tela 2025-09-17 080555

É importante que você registre os exames que apresentarem resultados inválidos, para a manutenção da rastreabilidade dos dados e controle do estoque do lote. 

  • Após a realização do exame, insira o resultado no campo designado. Faça esta etapa com cuidado para não errar;
  • Preenchas as demais informações relevantes sobre o resultado ou pedido, se relevante. Depois, clique em "Emitir a assinar Laudo" e na sequência em "Laudo laboratorial";
  • Uma vez gerado, o laudo pode ser impresso e entregue ao paciente ou enviado por WhatsApp no ato do atendimento;

Dica: Para compartilhar o resultado de um exame através do WhatsApp, você deverá usar seu WhatsApp web.

Captura de tela 2025-10-31 164944

Importante: Os laudos referentes aos exames de análises clínicas realizados no Software Clinicarx estão em conformidade com a RDC Anvisa n° 978/2025.

  • O nome do serviço que executa EAC, bem como demais dados de endereço, telefone e CNES da clinica estão dispostos no cabeçalho, conforme configurado no Software.
  • Os dados necessários sobre o Laboratório Clinicarx e RT estão localizados no rodapé do laudo.
  • Os laudos Clinicarx já possuem todas as informações pertinentes e exigidas por lei, tendo valor como Declaração do Serviço Farmacêutico (DSF).
  • Na aba de fechamento, vincule o serviço realizado, a fim de registrar os dados financeiros do atendimento. Depois, clique em encerrar para finalizar o atendimento.

Dica: Após encerramento, o paciente receberá o laudo digital assinado por e-mail, caso haja um e-mail informado no cadastro, ou poderá obter seu laudo online, acessando laudo.clinicarx.com.br


Dúvidas frequentes

  1. Por que ainda não consigo meu acesso para emitir os laudos dos exames rápidos realizados?
    A provável razão deve ser porque você ainda não concluiu o curso obrigatório em exames rápidos, que habilita o uso da plataforma para registro e emissão de laudos de exames. Lembre-se que, após a conclusão do curso, é imprescindível gerar seu certificado para que o curso seja contabilizado na plataforma. Se ainda assim não conseguir a liberação para realizar exames rápidos, entre em contato com nosso Suporte Clinicarx.
  2. Como iniciar com exames rápidos
    Você pode encontrar informações sobre exames padronizados pela Clinicarx neste link: [https://central.clinicarx.com.br/cliente/produtos/].

    Para informações sobre os fornecedores de exames, você pode acessar este link: [https://clinicas.clinicarx.com.br/central-do-cliente-fornecedores-testes]. 
  3. Qual curso é necessário para atuar com exames rápidos?
    O  curso "Exames Point-of-Care: Fundamentos para Profissionais da Saúde"! 
    Esse curso é oferecido pela Clinicarx University e aborda os fundamentos dos exames point-of-care, que são testes realizados no local de atendimento ao paciente, proporcionando resultados rápidos e precisos.
    Para se inscrever no curso, faça login na Clinicarx, acesse o "university" pela barra latera esquerda, pesquise pelo título na barra de pesquisa da página inicial da Clinicarx University e, em seguida, acesse a página de detalhes do curso. Lá, você encontrará todas as informações sobre o curso, como a descrição, o conteúdo, os professores e informações sobre o certificado. Após se inscrever, você poderá acompanhar o conteúdo do curso, que é dividido em módulos, e ao concluir todas as aulas, receberá um certificado para comprovar seus conhecimentos adquiridos.

  4. Qual o processo para emitir laudos de exames rápidos de arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya)?
    Para laudar os exames de arboviroses, é necessário seguir algumas etapas.
    1. Primeiro, inicie o atendimento do paciente na plataforma;
    2. Em seguida, vá para o procedimentos "Exames Rápidos" e selecione o tipo de exame que deseja emitir o laudo;
    3. Informe o lote do teste que você irá realizar para validar no sistema;
    4. O sistema informará a obrigatoriedade de coletar dados de saúde do paciente e preencher uma anamnese antes de prosseguir com o teste. Clique no botão "Fazer anamnese". Para os exames rápidos de arbovirose (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) existe já uma anamnese específica pronta;
    5. Realize a anamnese "A77 Dengue e outras doenças virais/zika/chikungunya" e clique em "Salvar";
    6. Retorne para o procedimento de testes rápidos para continuar com o preenchimento dos dados do exame;
    7. Preencha as informações e o resultado do teste;
    8. Após o preenchimento dos dados, clique no botão "Emitir e assinar laudo".
    9. O laudo será gerado e ficará disponível para visualização e impressão. 

    Lembre-se: Os dados que você preencher na anamnese estarão disponíveis no relatório "Exames Rápidos Geral", na coluna Z, para que você apresentar para a Vigilância Sanitária local ou para a Vigilância Epidemiológica local ou você poderá utilizar no preenchimento da ficha de investigação.