O que é o "Índice de Controle" do paciente?
Ao lado do nome de alguns dos seus pacientes, você verá um indicador chamado índice de controle, expresso em porcentagem (%). Neste artigo temos mais detalhes sobre esta funcionalidade do Clinicarx.
O que é o "Índice de Controle"?
O índice de controle, é uma ferramenta para acompanhamento do estado de saúde do seu paciente e surge a partir do momento em que você cadastra condições clínicas no Perfil dele.
Ele indica o percentual (%) dos parâmetros/condições clínicas em acompanhamento do paciente que contém resultados dentro da meta terapêutica estabelecida.
Isto é, o índice de controle funciona como um indicador geral do grau de controle clínico do seu paciente, e depende da quantidade de parâmetros em acompanhamento e das metas estabelecidas.
Por que essa informação surge ao lado de alguns pacientes e de outros não?
O índice de controle surge apenas quando você adiciona condições clínicas e parâmetros a um paciente, por isso para alguns pacientes este índice aparece e para outros não.
Como interpretar o índice de controle?
A partir do momento em que você vincula uma condição clínica ao seu paciente, esta condição passa a ser acompanhada como controlada, não controlada ou desconhecida.
E então o índice de controle é calculado de acordo com o número de condições clínicas vinculadas ao seu paciente e o status de cada uma delas.
Por exemplo:
- Você adiciona quatro (04) condições clínicas ao Perfil, e três (03) delas estão controladas e uma (01) não.
Assim, o índice de controle do seu paciente é de 75%, isto significa que seu paciente tem 75% das condições vinculadas à ele controladas. Essa forma de cálculo ocorre quando não há parâmetros vinculados às condições clínicas.
Se a condição clínica tiver vários parâmetros vinculados como é calculado este índice?
Este é a situação mais frequente. Neste caso, cada parâmetro é contado individualmente.
Por exemplo:
- Você adiciona uma condição clínica com 3 parâmetros;
- E uma outra condição com 2 parâmetros, totalizando 5 parâmetros. Destes 5 parâmetros, 2 encontram-se dentro da meta terapêutica, portanto o índice de controle do seu paciente será de 40%.
Como posso melhorar o índice de controle?
A melhora do índice de controle do paciente ocorre quando as condições clínicas e parâmetros estabelecidos estão dentro das metas terapêuticas definidas. Isso pode ser alcançado através de uma série de ações, como:
-
Monitoramento regular: Faça o monitoramento regular do paciente, observando a evolução das condições e parâmetros vinculados a ele. Isso pode ser feito por meio de consultas de acompanhamento e exames regulares.
-
Adesão ao tratamento: Certifique-se de que o paciente está aderindo ao tratamento prescrito. Se a adesão for baixa, pode ser necessário desenvolver estratégias para melhorar isso, como lembretes de medicação ou sessões de educação em saúde.
-
Ajustes no tratamento: Às vezes, pode ser necessário fazer ajustes no tratamento, dependendo da evolução do paciente. Isso pode incluir a alteração das medicações, dosagens ou a introdução de novas intervenções terapêuticas.
-
Educação em saúde: Educar o paciente sobre sua condição e a importância do controle é fundamental para melhorar a adesão ao tratamento e, consequentemente, o índice de controle.
Lembre-se: O objetivo do índice de controle não é apenas alcançar um número alto, mas garantir que o paciente esteja recebendo o melhor cuidado possível e que suas condições estejam efetivamente controladas. É uma ferramenta para ajudá-lo a fornecer cuidados de qualidade e a manter o paciente no centro do processo de cuidado.
Este é um parâmetro simples e útil, para que você consiga visualizar a evolução do seu paciente frente às condições clínicas e assim possa traçar metas e planos para que os objetivos sejam alcançados.
Aproveite e obtenha cada vez mais melhores resultados para a saúde dos seus pacientes!