Como realizar a vacinação de pacientes especiais?
Você sabia que alguns grupos de pacientes portadores de doenças crônicas possuem recomendações específicas quanto a vacinação? Pois é! A SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) disponibiliza um calendário vacinal detalhado para cada um destes grupos de pacientes, que são chamados de pacientes especiais.
Aqui neste link você pode acessar este calendário na íntegra. Veja abaixo a lista de quais são os grupos de pacientes considerados especiais:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Dentre as principais recomendações especiais, destacam-se duas:
- Vacina contra Hepatite B: Emprega-se um esquema vacinal especial de 4 doses (0 - 1 - 2 - 6 meses) com o dobro da dose ou volume recomendado para a faixa etária para pacientes com hepatopatias crônicas, com doença renal crônica, crianças e adolescentes vivendo com HIV, adultos e idosos vivendo com HIV, pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária), pessoas com doenças oncológicas em atividade (até alta médica), pessoas com doenças autoimunes que levam à imunodepressão, pessoas em uso de drogas imunossupressoras e candidatos a transplante ou transplantados de órgãos sólidos;
- Vacinas atenuadas (BCG, rotavírus, febre amarela, SCR/tríplice viral, varicela, SCR-V/tetraviral e dengue): Estão contraindicadas na presença de imunossupressão. A imunossupressão é avaliada de forma específica conforme a doença de base do paciente.
Não deixe de acessar os calendários SBIm e verificar as recomendações específicas para cada grupo de pacientes especiais e apoie seu paciente em toda a sua jornada de cuidado.
Lembre-se sempre: Todo indivíduo deve estar em dia com as vacinas recomendadas, de acordo com o calendário vacinal para sua faixa etária.
Para registrar uma vacina em paciente especial você utilizará o procedimento de "Vacinas".
Para as vacinas em pacientes especiais, que apresentam recomendações pontuais ou pequenos ajustes de conduta, você poderá registrar no campo de anotações.
Um exemplo de registro seria informar o grupo de pacientes especiais ao qual o seu paciente pertence. Veja estes passos abaixo:
- Durante um atendimento com a aba "Início" aberta clique no procedimento "Vacinas" e em "Ir para vacinas".
- Para atendimentos feitos em pacientes adultas do sexo feminino você poderá selecionar se a paciente está grávida ou não grávida:
- Caso a resposta seja sim, a plataforma apresentará o calendário para gestantes e incluirá a condição "Gravidez confirmada" no perfil de condições clínicas da paciente;
- Caso a resposta seja não, a plataforma apresentará as vacinas de acordo com a faixa etária da paciente.
- Para atendimentos feitos em pacientes adultas do sexo feminino você poderá selecionar se a paciente está grávida ou não grávida:
- Você poderá navegar entre as vacinas indicadas no calendário ou pesquisar uma vacina específica que esteja procurando.
- Ao escolher a vacina será apresentada uma tela com:
- Um seletor para informar qual dose da vacina será aplicada;
- Perguntas de segurança e um painel com informações técnicas que te auxiliarão na avaliação do estado vacinal do seu paciente.
- Para prosseguir, selecione a dose que deseja aplicar e siga respondendo as perguntas de segurança, que te auxiliarão a optar por aplicar ou não a vacina:
- Conforme você responde cada pergunta, será apresentada uma pergunta subsequente;
- Caso alguma pergunta de segurança seja respondida de maneira que não seja recomendada a aplicação da vacina, a plataforma exibirá uma mensagem de alerta e não permitirá registrar a aplicação:
- Neste caso, registre no campo de anotações a justificativa pela não aplicação da vacina e outras informações que você gostaria de lembrar num próximo atendimento.
- Caso as perguntas sejam respondidas de maneira que a segurança da aplicação esteja confirmada, a Clinicarx irá liberar os campos para o registro da aplicação:
- Busque o nome comercial da vacina que você vai aplicar e selecione a apresentação;
- A via de administração recomendada para esta vacina virá pré-selecionada. Você só precisa continuar o preenchimento dos outros dados: local de aplicação, número de lote da vacina, nome do prescritor (quando houver) e respectivo número do conselho profissional.
- Pronto! Basta clicar em salvar e a aplicação da vacina estará registrada. Ao término do seu atendimento, a aplicação da vacina ficará registrada no histórico do paciente e estará disponível na DSF (declaração de serviço farmacêutico) que você entregará ao seu paciente.
Caso você precise registrar 2 lotes diferentes no caso de esquemas vacinais dobrados, como é o caso da vacina de hepatite B em condições especiais, utilize o campo de observações.
- Links relacionados à esse artigo: