Pular para o conteúdo
Português - Brasil
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como registrar a Distribuição Corporal - Bioimpedância (DC)

Você comprou uma balança de bioimpedância e precisa saber como registrar os dados? Confira nesse artigo como fazer.

Como registrar os dados de Bioimpedância na Clinicarx?

  1. Inicie um atendimento e clique em "Procedimento" e na sequência em "Distribuição Corporal - Bioimpedância (DC)" ou digite "bioimpedância" na barra de busca:

  2. Antes de realizar o procedimento, verifique se a paciente está grávida (no caso de atender uma mulher) ou se é portador(a) de marcapasso. Caso afirmativo, um alerta será exibido informando que o procedimento não é recomendado nessas situações:

  3. Selecione a marca e o modelo do equipamento utilizado no procedimento. Em seguida, serão exibidos os parâmetros avaliados pela balança escolhida;
  4. Caso a sua balança não esteja cadastrada na Clinicarx, selecione a opção "Outros", e preencha somente os parâmetros medidos pela sua balança;
  5. Realize o procedimento de bioimpedância com o paciente e registre os dados obtidos da balança na Plataforma Clinicarx. Em seguida, clique em "Salvar";
  6. Após salvar, observe as interpretações dos resultados e as orientações a serem fornecidas ao paciente, localizadas ao lado direito dos registros:

  7. Verifique também os valores considerados normais e a referência utilizada, além das condições ideais de medida;

  8. Acesse o histórico de resultados para comparar os resultados atuais com os anteriores:
    Historico

  9. Na aba "Condições", é possível observar a meta dos parâmetros, a medida mais recente, medições anteriores e o status (desconhecido, controlado ou em alerta, indicando que está fora do parâmetro):

  10. Embora não seja obrigatório, é importante verificar a aba de "Condições" para um melhor acompanhamento do paciente;

  11. Na terceira aba, chamada "Documentos", clique em "Declaração de Serviços Farmacêuticos (DSF)";

  12. Abra o arquivo baixado no canto inferior esquerdo da tela para visualizar o documento;

  13. Utilize o ícone de impressora para imprimir a DSF e entregá-la ao paciente. Além dos resultados, o paciente receberá uma orientação e uma tabela comparativa dos valores atuais com os anteriores;

  14. Selecione a impressora desejada e clique em "Imprimir";

  15. Após imprimir, feche a aba de impressão clicando no "x" e retorne à aba de atendimento;

  16. Acesse a aba de "Fechamento" e selecione o serviço realizado. Para facilitar, digite o nome do serviço na barra "Selecione um serviço";

  17. Na aba de Fechamento, é possível agendar um retorno, inserir o e-mail do paciente, adicionar observações, verificar o preço do serviço selecionado e aplicar descontos, se necessário.

Importante: Clique em "Encerrar Atendimento" no canto superior direito para finalizar o serviço e salvar todos os dados.

Por que registrar os dados de bioimpedância?

Registrar os dados de bioimpedância é importante por diversos motivos:

a) Geração de uma Declaração de Serviços Farmacêuticos (DSF) para o paciente;

b) Comparativo das medidas anteriores com as atuais, apresentado em forma de tabela na DSF;

c) Interpretação automática dos dados e orientações automáticas ao paciente com base nos resultados.

Existe alguma legislação para o serviço de bioimpedância? 

O serviço de bioimpedância é sujeito à RDC Anvisa n° 44/2009, que tem a Lei n° 13.021/2014 como amparo, além da Resolução CFF n° 585/2013, no artigo 7º que evidência as atribuições clínicas do farmacêutico, nos itens V, VI, VII, VIII e XIV.
Não requer sala específica por se enquadrar como serviços básicos, porém é recomendável que possuam uma sala clínica para serviços farmacêuticos, garantindo assim o máximo de privacidade e atenção ao paciente durante o atendimento.